domingo, 24 de outubro de 2010

SOMOS SERES POLÍTICOS!

Quem já ouviu a frase “eu não gosto de Política”? Pode ser, inclusive, que você já tenha até dito isso... Mas antes de dizer que não gosta dela, será que a gente sabe, real e conscientemente, o que é Política?

O conceito de Política está ligado ao de coisa pública e surgiu, pela primeira, vez na polis grega, considerada o berço da democracia. O termo está, profundamente, vinculado à idéia de liberdade que, para os gregos, era a própria razão de viver.

Para a filósofa alemã, Hanna Arendt, em seu livro O que é Política?, "a política, assim aprendemos, é algo como uma necessidade imperiosa para a vida humana e, na verdade, tanto para a vida do indivíduo maior para a sociedade. Como o homem não é autárquico, porém depende de outros em sua existência, precisa haver um provimento da vida relativo a todos, sem o qual não seria possível justamente o convívio. Tarefa e objetivo da política é a garantia da vida no sentido mais amplo".


Assim, Política não se resume à política partidária ou a eleições. Política constitui-se como um conjunto de relações de poder entre pessoas. Somos seres políticos, isto é, fazemos Política quando, entre outras coisas, pagamos ou não nossas contas, lutamos por nossos direitos, ensinamos algo a alguém, comunicamo-nos, somos voluntários, damos ou não esmolas, jogamos ou não lixos na rua e, é claro, quando votamos! Estamos agindo politicamente mesmo quando votamos nulo ou branco e até quando dizemos: “não leio ou não quero saber nada sobre Política. Detesto Política!”.

Mas frases como essas são perigosas, pois podem deixar-nos adormecidos em relação aos nossos direitos e deveres políticos primordiais enquanto cidadãos. Como, dificilmente, deixaremos de ser políticos, pois a Política está em tudo e todos na vida social, vamos fazer o seguinte: assuma que você é político e aja neste mundo, não deixando as coisas passarem à sua volta como se estivessem em órbita inerte; busque sempre conhecer, pelo menos, dois lados da mesma história; não fique calado e parado diante de algo ou alguém errado; ajude a construir sua cidade, seu Estado, seu país, pois, dessa forma, certamente será mais fácil as coisas ficarem como você (e a maioria da população) deseja, em menos tempo!

Encare este mundo como sua casa. Você gosta quando ela está suja, bagunçada, em desarmonia, sem comida e sem móveis? Muito provavelmente, não... Não deixe nosso mundo ficar assim também! Seja político, seja cidadão... Não fuja disso! E lembre-se sempre: somos seres políticos!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

MUDANDO O MUNDO A PARTIR DA COMUNICAÇÃO!


Sempre me disseram para criar um blogue. Amigos e colegas jornalistas, familiares e pessoas que sabem da minha paixão por escrever. A falta de tempo foi a grande vilã para que eu não tivesse, até agora, realizado este sonho, esta missão. Sim! Porque comunicação, para mim, é uma missão, uma forma de agir no mundo, de mudá-lo para melhor, sonho de todo bom aquariano (jornalista)!

Por isso, o título deste blogue é um chamamento àqueles que, como eu, acreditam na possibilidade de mudar o mundo, sobretudo a partir da Comunicação, em seu sentido mais amplo. Não falo aqui de Comunicação como sinônimo de Jornalismo, veículos de “comunicação” de massa, de Mídia ou Imprensa. Afinal, “DE QUÊ COMUNICAÇÃO ESTAMOS FALANDO?” A pergunta é título de um livro de Vera França e Luiz Martino, e é, por isso, que a resposta também vem deles. Estou falando da Comunicação que requer interação, pressupõe transformar objetos de consciência em objetos comuns, isto é, o que eu sei e o que você sabe viram, ao fim, o que nós sabemos! Nesse sentido, comunicação é a nossa ação para tornar comum nossos pensamentos, leituras do mundo e percepções. É uma troca de ideias!

Gostaria de deixar logo claro que não vou falar em verdades, pois a verdade só existe em si e em nós mesmos. Não darei dicas ou soluções prontas de como mudar o mundo, ao estilo auto-ajuda. Falarei das minhas impressões, sempre desencadeadas pelo meu desejo, e penso que seu, de comunicar e contribuir no movimento de melhoria do nosso planeta em suas múltiplas dimensões – local, regional, nacional, internacional, política, educacional, ambiental, econômica, cultural e pessoal!

Sendo assim, compartilhando nossas vozes, desvendando e conhecendo o melhor mundo, juntos, certamente, estaremos nos comunicando e agindo para transformá-lo! Convido, então, você a se comunicar comigo, a se comunicar aqui! Juntos, mudando ao nosso redor, a partir daqui... VAMOS MUDAR ESTE MUNDO?!