quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

PARA REFLETIR ANTES DE MUDAR O MUNDO!

As economias mundiais crescem a todo vapor. Algum trabalho tem sido feito para eliminar a pobreza e para distribuir renda. Mas ainda é muito pouco e em poucos lugares.


Até quando teremos que fazer reflexões como estas? Arregace as mangas! Coloque uma peça desse quebra-cabeça no lugar! Feliz Natal e um Ano Novo melhor que 2010, feito por cada um de nós que queremos mudar este mundo!

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

ISSO NÃO É COISA DE FUTEBOL! ISSO NÃO É COISA DE SER HUMANO!


Geralmente, demoro mais para escrever, quase sempre por falta de tempo, mas não consegui deixar de compartilhar com vocês a minha revolta e angústia! Ver torcedores do Atlético Mineiro espancando BRUTALMENTE até a morte um jovem adversário do Cruzeiro, no chão, no meio da rua, foi aterrador! Isso não pode ser repetido impunemente!



São imagens de um absurdo inenarrável! Dizem que o ser humano não está dividido em espécies, mas sim em etnias. No entanto, duma coisa eu tenho certeza, e muitos de vocês também o têm: essas criaturas não fazem parte da mesma espécie que eu!

O ser humano se diz diferente dos outros animais por sua Racionalidade. E um dos grandes desdobramentos dessa famigerada Racionalidade está na cultura, isto é, naquilo que o homem cultiva e constitui como meio, hábitos, tecnologias, modos de vida e repassa para seus descendentes. Raymond Williams diria – todo homem é cultura. A cultura é todo homem. Tudo é cultura!

Mas parece racional acabar com a vida de um igual por causa de um produto cultural criado para dar mais alegria justamente para essa tal de cultura?! Essa tal de cultura tem mesmo mais importância que a vida, bem primário que ultrapassa o material e o simbólico, pré-requisito para todos os outros bens?

Cuidado ao andar nas ruas! Aí vão algumas diferenças básicas para diferenciar os seres humanos dessas outras criaturas: seres humanos jogam ou vêem futebol por alegria, sentem tristeza, choram e, às vezes muito, sentem saudades das pessoas que vão, sentem um aperto no peito... e até vontade de matar alguns monstros que se dizem seres humanos, mas nós logo desfazemo-nos desses pensamentos... não exatamente pela razão. Muito mais pela força de algo que faz o ser humano um ser não único, mas ímpar: as emoções!

Essa outra espécie não tem emoção! Só pode ser... E como surgiram? Por meio da cultura, ué?! Já que “essazinha” está dando tanto trabalho, não seria o caso de mudarmos essa tal de cultura enquanto ainda há tempo?!

Use este espaço para soltar sua voz! Deixe seus comentários ou mande e-mails com denúncias para o endereço vamosmudarestemundo@gmail.com