sábado, 15 de janeiro de 2011

RJ: VAMOS CUIDAR DOS SINTOMAS E DEPOIS DA DOENÇA!

Vamos deixar as Atitutes pelo Mundo para uma próxima postagem, pois não poderia deixar de tentar ajudar um pouco na tragédia do Rio de Janeiro, que afetou, sobretudo, as cidades de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo.

Agora é uma questão de sobrevivência e solidariedade! Precisamos ajudar a amenizar o SINTOMA da dor e das necessidades básicas! Mães perderam filhos. Filhos perderam pais. Não há água, e os alimentos são escassos. Além da tragédia dos deslizamentos, dos problemas de mobilidade e da falta de abrigo para muitos, há ainda muita sujeira, verminoses, fome, dificuldades para a higienização, desespero e desamparo.
Por isso, se pudermos ajudar nesse momento de caos, façamos isso! Água, biscoitos, fraldas descartáveis, ajuda na difícil distribuição de tudo, um afago, uma palavra de consolo... Se não pudermos estar presentes, enviemos, então, nossas doações! Se não pudermos enviá-las por falta de condições materiais ou por dificuldades logísticas, que clamemos aos que estão mais perto para fazê-lo!

Para os que, como eu, são contra o assistencialismo, não se trata disso! Não estou pedindo para que esqueçamos os contextos que marcam essa tragédia. Só estou pedindo que essa discussão fique para o instante seguinte! Este é um momento de calamidade e, por uma questão de solidariedade, coletividade e sobrevivência da natureza – seres humanos, fauna e flora – precisamos agir juntos!

Depois, sim, as ações e discussões viram uma questão de participação política! Precisamos, no momento subsequente, eliminar a DOENÇA: ocupação indevida do solo e negligência do Estado e da sociedade em relação à NATUREZA! O Estado tem, sim, obrigação de gerenciar o uso e a ocupação do solo! Precisamos considerar que a desigualdade social é uma das grandes vilãs dessa ocupação desordenada! Muita gente não tem muitas outras escolhas, mas, ainda sim, as tem! Some-se a isso a falta de fiscalização por parte do Estado e de conscientização das pessoas no que se refere ao respeito que devemos ter com ao Meio Ambiente!

O Estado tem poucos fiscais e, muitas vezes, faz “vistas grossas” em relação às construções irregulares em áreas indevidas. Além disso, há de se admitir que a inexistência ou insipiência da Educação (Ambiental) no processo formativo das pessoas deveria ser uma iniciativa estratégica de um governo comprometido com o Desenvolvimento Sustentável.
No entanto, não podemos mascarar nossos desvios de conduta e nossa responsabilidade nessa questão! Afinal, se alguém é representante é porque existem representados! Quase todo mundo sabe que não deve construir em encostas e morros. É que temos a mania e o comodismo de transferir nossa culpa e nossos deveres para os outros, sobretudo, para os governantes. Mas numa democracia e numa gestão participativa, que é pelo que lutam os intelectuais e militantes mais engajados e razoáveis, todos somos responsáveis pelos rumos do nosso espaço social e natural, seja por uma atitude certa ou errada; seja pela falta de atitude. Tratar as pessoas como "coitados", incapacitados para reivindicar e transformar só contribui com o retrocesso ou a manutenção do sistema!

É claro que do lado mais pobre, de fato, as opções são menos abundantes! Mas, volto a dizer, com certeza, existem. Do outro lado, onde há muitas outras possibilidades, o mercado imobiliário encontra um terreno fértil e, muitas vezes sedutor e sofisticado nas serras, para buscar sua lucratividade!

Cada vez mais constatamos o distanciamento entre a cidade real, a cidade legal e a cidade ideal. Cada vez mais o homem recebe da natureza as consequências por não entender que é ele próprio natureza. O que precisa ainda acontecer para nós seres humanos “notarmos” que não dá pra destruir nossa casa, nosso alimento, nossa vegetação, nosso ar e nossa água sem destruir a nós mesmos?! Não fomos nós que descobrimos o conceito de Ecossistema? Devo estar enganado...

PARA DOAR PARA AS VÍTIMAS DO DESASTRE DO RJ:  
Procurar a Defesa Civil da sua cidade para encaminhar as doações ou depositar na conta corrente do SOS Teresópolis - Donativos / Banco do Brasil / Ag. 0741-2 / C/C 100000-9

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

5 ATITUDES PARA MUDAR O MUNDO

Às vezes sinto-me tão sozinho nessa empreitada em prol de um mundo melhor que fico pensando: “Será que estou sendo muito piegas ou utópico? Será que o que estou escrevendo realmente pode ajudar alguém ou a mim mesmo a mudar o mundo? Será que não seria mais útil desistir de tudo e partir para o corpo a corpo?”

Em meio a toda essa reflexão, acabei pensando que precisava ser mais objetivo, mais eficaz nas minhas provocações sobre a necessidade de mudarmos este mundo e os caminhos de como alcançar essa mudança. 

Afinal, o que precisamos fazer?! Não há repostas certeiras e únicas, como já mencionei. Mas consegui concatenar algumas atitudes que podemos tomar pelo mundo e por seus seres, principalmente nós seres humanos – os mais perigosos!


Consegui chegar a cinco atitudes, as quais passei a chamar de Atitudes para Mudar o Mundo, que englobam ações mais austeras para se fazer com os outros e outras mais introspectivas, para se internalizar sozinho.

Embora não costume dar dicas ou receitas de bolo, tendo prometido a você que não me prestaria ao perfil auto-ajuda, vou dividir a natureza dessas atitudes numa tentativa de me fazer mais claro na nossa luta por um mundo melhor.

Pode parecer arrogância que eu, um único alguém neste mundo de bilhões de “alguéns”, queira conhecer essas tão necessárias e sonhadas atitudes. Mas não é. Sou apenas um alguém tentando ajudar a partir da Comunicação.

Por isso, listo aqui e a seguir as tão faladas cinco Atitudes para Mudar o Mundo e, em breve, detalharei cada uma:

ATITUDE I – AME A SI MESMO E AO PRÓXIMO DA MESMA FORMA
ATITUDE II – FAÇA ALGO DO BEM PARA ALGUÉM
ATITUDE III – PENSE QUE VOCÊ É NATUREZA
ATITUDE IV ENCONTRE UMA CAUSA QUE VALHA A PENA
ATITUDE V – PLANTE SEMENTES

Use este espaço para soltar sua voz! Deixe seus comentários ou mande e-mails com denúncias, avisos ou algo interessante para mudar o mundo para o endereço vamosmudarestemundo@gmail.com

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::


5 ATTITUDES TO CHANGE THE WORLD 

Sometimes I feel so lonely on this path finding a better world that I keep thinking:  “Am I acting like a soppy and an utopist person? Am I writing something that really can help someone or even me to change the world? Wouldn’t it be more useful if I gave up of everything and did a humanitarian aid?

Among all those reflections, I realized that I needed to be more objective and effective in my incitements about the need of changing this world and the ways of how reaching that change.

After all, what do we need to do?! There’s no certain answer, as I’ve already mentioned. Nevertheless I’ve gotten to join some attitudes which we can accomplish for the world and for its beings, mainly the human ones – the most dangerous kind!

I’ve designed in my mind 5 attitudes which I’ve started calling Attitudes to Change the World. They can be austere to be done with the other people or introspective to be internalized by yourself.
Although I am not used to giving tips as in a cookbook and I’ve promised you I wouldn’t assume the self-help writer profile, I’m going to share those attitudes with you. It’s a trial to make me clearer in our fight to have a better world.

It might seem arrogance that I, an only one in this world of billions of ones, know those so needful and dreamed attitudes. But it’s not. I’m only one trying to help the world through Communication.

That’s why I list here the referred Attitudes to Change the World. Soon I’ll detail each of them:

ATTITUDE I – LOVE YOURSELF AND THE NEIGHBOR THE SAME WAY
ATTITUDE II – MAKE SOMETHING GOOD TO SOMEONE
ATTITUDE III – THINK YOU ARE THE NATURE
ATTITUDE IV – FIND A WORTHWHILE CAUSE
ATTITUDE V – PLANT SEEDS

Use this space to release your voice! Let your comments or send e-mails with denounces, warns or something interesting to change the world to the address vamosmudarestemundo@gmail.com