segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

ELE SALVOU 600 CRIANÇAS DA MORTE! E NÓS?!

Este vídeo conta a história de Nicholas Wilton, um exemplo de humanidade, um exemplo de como ter amor próprio e amor ao próximo! O vídeo tem 10 minutos, mas vale muito a pena de ser visto! A melhor palavra: um exemplo!



Vocês tem outros exemplos da ATITUDE I?! Postem e comentem!

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

ATITUDE PELO MUNDO I - AME A SI MESMO E AO PRÓXIMO DA MESMA FORMA

De que adianta amar ao próximo como a si mesmo se você não se ama? Se você não se ama, não há porque cuidar do mundo, querê-lo melhor! Quem não se ama não quer o melhor pra si, nem para os outros, nem para tudo que o cerca.

Um provérbio chinez diz: “antes de mudar o mundo, dê três voltas ao redor da sua casa”. Mas eu e um punhado de pessoas prefeririam dizer: antes de mudar o mundo, dê três voltas dentro de si mesmo. Só depois olhe a sua casa e a sua volta.

Se o ser humano é natureza e sociedade e são estes os cernes de nossa preocupação em mudar este mundo, logo precisamos que o homem se ame e cuide de seus males para transformar este mundo num lugar melhor. Quando o homem e a mulher souberem se amar, então amar ao próximo e cuidar dos outros tornará uma tarefa fácil, aceitável e, certamente, necessária!

Não estou falando aqui de nenhuma conduta religiosa ou mística! Longe disso... Estou falando de uma praxis social imprescindível: se o ser humano quase que imediatamente à sua condição de ser natural transformou-se num ser social por suas limitações e fragilidades orgânicas, precisamos cuidar uns dos outros para que esta sociedade seja a mais harmoniosa possível, trazendo melhorias para todos e para si! É um ciclo! Alguém que seja subjulgado ou mal-cuidado neste ciclo, descuida ou maltrata outrém.


É assim que o caos se instaura numa briga entre irmãos, amigos, família, vizinhos, duas torcidas, duas cidades, dois países, uma guerra e, por fim, uma catástrofe como a destruição de Hiroshima e Nagasaki.. Fazer guerra e ufanismo não tem nada a ver com amor próprio ou à patria! É egocentrismo, etnocentrismo... às vezes insanidade fundamentalista!

Desde quando se atirar com um avião como os Kamikase, explodir-se com dinamites como os homens-bombas ou ir para a morte e para a carneficina como milhares de históricos soldados americanos é algo próximo do sentido do amor a algo ou alguém?!!!

O amor próprio busca o cuidar de si mesmo para sentir-se bem, enquanto esses outros sentimentos buscam atacar ao próximo para sentir-se melhor!

É clichê, mesmo, refletir sobre isso e fazer essa pergunta, mas aí vai ela: você ama alguém mais que você? Seja sincero!

Até parece que nunca leu ou ouviu aquele famoso aviso de avião: “em caso de despressurização, máscaras de oxigênio cairão sobre suas cabeças. Coloque primeiramente a sua para só depois ajudar crianças ou pessoas com dificuldades”.