domingo, 24 de outubro de 2010

SOMOS SERES POLÍTICOS!

Quem já ouviu a frase “eu não gosto de Política”? Pode ser, inclusive, que você já tenha até dito isso... Mas antes de dizer que não gosta dela, será que a gente sabe, real e conscientemente, o que é Política?

O conceito de Política está ligado ao de coisa pública e surgiu, pela primeira, vez na polis grega, considerada o berço da democracia. O termo está, profundamente, vinculado à idéia de liberdade que, para os gregos, era a própria razão de viver.

Para a filósofa alemã, Hanna Arendt, em seu livro O que é Política?, "a política, assim aprendemos, é algo como uma necessidade imperiosa para a vida humana e, na verdade, tanto para a vida do indivíduo maior para a sociedade. Como o homem não é autárquico, porém depende de outros em sua existência, precisa haver um provimento da vida relativo a todos, sem o qual não seria possível justamente o convívio. Tarefa e objetivo da política é a garantia da vida no sentido mais amplo".


Assim, Política não se resume à política partidária ou a eleições. Política constitui-se como um conjunto de relações de poder entre pessoas. Somos seres políticos, isto é, fazemos Política quando, entre outras coisas, pagamos ou não nossas contas, lutamos por nossos direitos, ensinamos algo a alguém, comunicamo-nos, somos voluntários, damos ou não esmolas, jogamos ou não lixos na rua e, é claro, quando votamos! Estamos agindo politicamente mesmo quando votamos nulo ou branco e até quando dizemos: “não leio ou não quero saber nada sobre Política. Detesto Política!”.

Mas frases como essas são perigosas, pois podem deixar-nos adormecidos em relação aos nossos direitos e deveres políticos primordiais enquanto cidadãos. Como, dificilmente, deixaremos de ser políticos, pois a Política está em tudo e todos na vida social, vamos fazer o seguinte: assuma que você é político e aja neste mundo, não deixando as coisas passarem à sua volta como se estivessem em órbita inerte; busque sempre conhecer, pelo menos, dois lados da mesma história; não fique calado e parado diante de algo ou alguém errado; ajude a construir sua cidade, seu Estado, seu país, pois, dessa forma, certamente será mais fácil as coisas ficarem como você (e a maioria da população) deseja, em menos tempo!

Encare este mundo como sua casa. Você gosta quando ela está suja, bagunçada, em desarmonia, sem comida e sem móveis? Muito provavelmente, não... Não deixe nosso mundo ficar assim também! Seja político, seja cidadão... Não fuja disso! E lembre-se sempre: somos seres políticos!

2 comentários:

  1. O problema é que as pessoas se recusam ter comprometimento. São pessoas que não conhecem a frase “O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons”
    Martin Luther King

    ResponderExcluir
  2. Conhecimento traz responsabilidades; a falta...,não nos isenta!

    ResponderExcluir