domingo, 7 de novembro de 2010

PRECONCEITO OU LIBERDADE DE EXPRESSÃO?

Nas últimas semanas, uma situação me fez refletir sobre o real sentido dos termos liberdade de expreessão e preconceito.

Foi o caso de Mayara Petruso, jovem internauta que postou alguns comentários  contra os nordestinos em seu Twitter após a vitória da presidente eleita Dilma Roussef.


A jovem Mayara, estudante de direito, coloca, de forma pouco educada e sem discernimento, as pessoas que nasceram na região Nordeste num mesmo patamar: a ignorância! Uma pena! Não há uma só pesquisa científica que dê algum embasamento e explique a relação entre o Quociente de Inteligência das pessoas e a região onde elas nascem. No Nordeste do Brasil, assim como no Sudeste, no Sul, no Norte ou no Centro-Oeste ou em qualquer outra região do mundo, existem pessoas e pessoas.

Não quero gerar mais violência contra São Paulo ou contra a moça, que já está recebendo uma enxurrada de xingamentos em seu blogue pessoal. Caso contrário, estaria promovendo o mesmo movimento que ela. Quero apenas que reflitamos...

A jovem, impetuosa, exprimiu suas opiniões livremente, mas acabou ofendendo outras pessoas! Será que essa propagação de preconceitos ofensivos é válida em virtude da tão defendida e quase absoluta Liberdade de Expressão? 

Penso que não! Lembro-me de uma frase de um professor meu na época da universidade, que nem sei se é dele, mas que me acompanha sempre: “nossa liberdade e os nossos direitos terminam quando começam os dos outros”, ou seja, podemos, sim, ter e expressar nossas opiniões, desde que estas não invadam ou prejudiquem a liberdade e os direitos das outras pessoas.

Ouvir mais e respeitar o outro pode ser um bom começo para gerar uma cultura de paz, sem preconceitos e sem violência (física ou moral)!

2 comentários:

  1. Víctor adorei seu blog! Principalmente o post sobre o caso da Mayara, já havia lido alguns posts sobre o assunto em alguns sites, mas você sintetizou bem o assunto. Concordo plenamente que “nossa liberdade e os nossos direitos terminam quando começam os dos outros”. Até mais!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita e pelo comentário, Sinara! Espero vê-la aqui outras vezes!
    Abs

    ResponderExcluir