sábado, 15 de janeiro de 2011

RJ: VAMOS CUIDAR DOS SINTOMAS E DEPOIS DA DOENÇA!

Vamos deixar as Atitutes pelo Mundo para uma próxima postagem, pois não poderia deixar de tentar ajudar um pouco na tragédia do Rio de Janeiro, que afetou, sobretudo, as cidades de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo.

Agora é uma questão de sobrevivência e solidariedade! Precisamos ajudar a amenizar o SINTOMA da dor e das necessidades básicas! Mães perderam filhos. Filhos perderam pais. Não há água, e os alimentos são escassos. Além da tragédia dos deslizamentos, dos problemas de mobilidade e da falta de abrigo para muitos, há ainda muita sujeira, verminoses, fome, dificuldades para a higienização, desespero e desamparo.
Por isso, se pudermos ajudar nesse momento de caos, façamos isso! Água, biscoitos, fraldas descartáveis, ajuda na difícil distribuição de tudo, um afago, uma palavra de consolo... Se não pudermos estar presentes, enviemos, então, nossas doações! Se não pudermos enviá-las por falta de condições materiais ou por dificuldades logísticas, que clamemos aos que estão mais perto para fazê-lo!

Para os que, como eu, são contra o assistencialismo, não se trata disso! Não estou pedindo para que esqueçamos os contextos que marcam essa tragédia. Só estou pedindo que essa discussão fique para o instante seguinte! Este é um momento de calamidade e, por uma questão de solidariedade, coletividade e sobrevivência da natureza – seres humanos, fauna e flora – precisamos agir juntos!

Depois, sim, as ações e discussões viram uma questão de participação política! Precisamos, no momento subsequente, eliminar a DOENÇA: ocupação indevida do solo e negligência do Estado e da sociedade em relação à NATUREZA! O Estado tem, sim, obrigação de gerenciar o uso e a ocupação do solo! Precisamos considerar que a desigualdade social é uma das grandes vilãs dessa ocupação desordenada! Muita gente não tem muitas outras escolhas, mas, ainda sim, as tem! Some-se a isso a falta de fiscalização por parte do Estado e de conscientização das pessoas no que se refere ao respeito que devemos ter com ao Meio Ambiente!

O Estado tem poucos fiscais e, muitas vezes, faz “vistas grossas” em relação às construções irregulares em áreas indevidas. Além disso, há de se admitir que a inexistência ou insipiência da Educação (Ambiental) no processo formativo das pessoas deveria ser uma iniciativa estratégica de um governo comprometido com o Desenvolvimento Sustentável.
No entanto, não podemos mascarar nossos desvios de conduta e nossa responsabilidade nessa questão! Afinal, se alguém é representante é porque existem representados! Quase todo mundo sabe que não deve construir em encostas e morros. É que temos a mania e o comodismo de transferir nossa culpa e nossos deveres para os outros, sobretudo, para os governantes. Mas numa democracia e numa gestão participativa, que é pelo que lutam os intelectuais e militantes mais engajados e razoáveis, todos somos responsáveis pelos rumos do nosso espaço social e natural, seja por uma atitude certa ou errada; seja pela falta de atitude. Tratar as pessoas como "coitados", incapacitados para reivindicar e transformar só contribui com o retrocesso ou a manutenção do sistema!

É claro que do lado mais pobre, de fato, as opções são menos abundantes! Mas, volto a dizer, com certeza, existem. Do outro lado, onde há muitas outras possibilidades, o mercado imobiliário encontra um terreno fértil e, muitas vezes sedutor e sofisticado nas serras, para buscar sua lucratividade!

Cada vez mais constatamos o distanciamento entre a cidade real, a cidade legal e a cidade ideal. Cada vez mais o homem recebe da natureza as consequências por não entender que é ele próprio natureza. O que precisa ainda acontecer para nós seres humanos “notarmos” que não dá pra destruir nossa casa, nosso alimento, nossa vegetação, nosso ar e nossa água sem destruir a nós mesmos?! Não fomos nós que descobrimos o conceito de Ecossistema? Devo estar enganado...

PARA DOAR PARA AS VÍTIMAS DO DESASTRE DO RJ:  
Procurar a Defesa Civil da sua cidade para encaminhar as doações ou depositar na conta corrente do SOS Teresópolis - Donativos / Banco do Brasil / Ag. 0741-2 / C/C 100000-9

2 comentários:

  1. Acho que você falou tudo. Principalmente quando diz que devemos deixar todas as discussões para depois. É, no mínimo, chocante ver todo o caos pelo qual o RJ passa. Sei que devemos ajudar de todas as formas, mas não me sai da cabeça quanto não será desviado pelo meio do caminho. Isso é Brasil!

    ResponderExcluir
  2. Cadu, você captou bem a ideia! Temos, sim, que combater a doença - ocupação indevida do solo e negligência com a natureza! Além disso, temos que ter consciência dos desvios e da tumultuada distribuição das doações! Mas não AGORA! Esta é a hora de sermos solidários às vítimas da catástrofe! Já, já a gente começa a mobilização em prol da resolução da raiz do problema!
    Seja bem vindo sempre! Valeu pela visita!

    ResponderExcluir